A FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental é um projeto de extensão e cultura dos cursos de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, coordenado pela professora Ana Maio e professor Marcelo Gobatto. Criada em 2016, a FRESTA foi ao longo dos anos se consolidando como um espaço diversificado e múltiplo voltado para a difusão e reflexão em torno da produção artística marcada pelas confluências entre as artes visuais e o audiovisual contemporâneos.A mostra anual da FRESTA configura-se como um circuito de exibição de produções independentes de cinema e vídeo experimentais, videoarte, curta, animação, videoperformance, gif animado, foto-sequência, paisagem sonora e obra radiofônica ou sonora. Semelhante a outras mostras e festivais emergentes, a FRESTA caracteriza-se por ser organizada a partir de uma universidade pública, localizada no extremo sul da região sul do Brasil.

Em sua quinta edição, pela primeira vez, foram abertas inscrições com uma temática principal, a saber, “Insurgências em tempo de isolamento”, mantendo-se também o tema livre. Ainda, a FRESTA ampliou as inscrições para obras da América Latina, afirmando o propósito de estreitar este diálogo cultural.

No atual contexto de pandemia do COVID-19, a FRESTA adaptou as suas atividades presenciais, que ocorriam no prédio das Artes no Campus Carreiros da FURG, para a modalidade virtual. Em 2020, a programação será exibida em streaming e incluirá mostra e lives com obras de convidadas e convidados seguida de debates. Portanto, todas as noites haverá uma roda de conversa acerca de práticas insurgentes que caracterizam a atual produção audiovisual.

TEASER

DAS OBRAS

Em 2020, a FRESTA recebeu a inscrição de 509 obras, referente a 423 realizadoras e realizadores, representando 124 cidades. Do Brasil,foram 504 obras de 418 realizadoras/es de 23 Estados e o Distrito Federal (Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins). E ainda 04 obras da Argentina e uma do Equador.

DA SELEÇÃO

A seleção da 5ª Edição da FRESTA foi realizada por uma comissão composta pela equipe do projeto – Ana Maio, Giulia Castellani, Guilherme Mello e Laura Cattani -, além de convidadas e convidados de reconhecida trajetória no campo da arte e do audiovisual – Guilherme da Luz, James Zortéa, Luanda e Rosângela Fachel.Foram selecionadas 119 obras, que serão exibidas nos seguintes programas/sessões:

1 – Cultura Digital, remix e filmes de arquivo
2 – Experimentação Visual
3 – Espaço Urbano, deambulação e paisagem
4 – Re(ex)istências em tempos de isolamento I
5 – Ensaios do confinamento I
6 – Ensaios do confinamento  II
7 – Re(ex)istências em tempos de isolamento II
8 – Narrativas de resistências e invisibilidades
9 – Vidas Negras e Vidas Indígenas Importam
10 – Corpos, Transgressões e Gestos I
11 – Corpos, Transgressões e Gestos I I